Saiba como instalar os painéis isotérmicos
O mercado da construção civil está sempre em busca de inovações e soluções para as suas demandas. Seja para as questões sustentáveis, que são tão importantes nos dias de hoje, ou para as de desempenho e performance, encontrar materiais e combinações que correspondam a necessidade dos clientes é um desafio constante. Os painéis isotérmicos são um exemplo de como a tecnologia pode dar as respostas para unir a questão da sustentabilidade sem perder a alta qualidade.
Os painéis isotérmicos são painéis de chapas de aço galvalume envolvendo placas de materiais isolantes como o EPS (poliestireno expandido – isopor). Eles são fabricados com espessuras entre 50 mm e 200 mm. Podem substituir ou complementar os sistemas construtivos tradicionais de cimento.
Os benefícios do painéis isotérmicos
Existem muitas vantagens que a utilização do produto traz para a construção, que vão de fatores sustentáveis, como a economia da energia e construção a seco, até de praticidade na obra, por serem de fácil instalação. Dentre os benefícios de se utilizar os painéis isotérmicos de EPS, estão:
– Propiciam controle térmico restringindo a passagem de calor e assim conservando a temperatura dos ambientes;
– Auxiliam na economia de energia reduzindo-se a utilização de sistemas de climatização;
– São leves, fáceis de instalar, podem ser desmontados em caso de necessidade e reforma da edificação;
– Propiciam também no isolamento acústico dos ambientes;
– Os produtos têm sistemas de encaixe macho e fêmea.
Devido a essas novas tecnologias e produtos que surgem no mercado, a construção civil tem apresentado cada vez mais soluções que abraçam as demandas mercadológicas de qualidade e sustentabilidade.
Onde utilizar
Sua utilização é versátil e pode alcançar diversas áreas da construção. São indicados para Câmaras Frigoríficas, Centros de Distribuição, Indústria de Alimentos e Bebidas, Abatedouros, Laticínios, Divisórias, Indústria Farmacêutica, entre outros. Começa a ganhar cada vez mais destaque no Brasil para as construções a seco também.
Como instalar os Painéis isotérmicos
De acordo com João Carlos Gabriel, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, a boa instalação dos painéis isotérmicos inicia com um projeto realizado por um engenheiro civil. “Uma vez realizado o projeto e conferido pelo fabricante, as placas, suas posições de instalação e também as suas dimensões devem ser adequadas ao local de uso. Elas devem ser manuseadas e transportadas de forma correta sem danificá-las. Geralmente os painéis isotérmicos já vem etiquetados de fábrica, um para cada posição de instalação. Os painéis são parafusados em suas extremidades”, detalha o professor.
É importante também seguir as normas técnicas para garantir a segurança da instalação e a qualidade do serviço. Utilizar as EPI’s e EPC’s também são indispensáveis durante o manuseio do produto.
Dentre as normas técnicas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estão:
NBR 11752 – Materiais celulares de poliestireno para isolamento térmico na construção civil e câmaras frigoríficas.
NBR 11948 – Ensaio de flamabilidade – Método de ensaio.
NBR 12094 – Determinação da condutividade térmica – Método de ensaio.
NBR 10411 – Inspeção e amostragem de isolantes térmicos – Procedimento.
Confira os painéis isotérmicos que temos em nosso portfólio: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/paineis-isotermicos/