Saiba como instalar as telhas trapezoidais
A instalação do sistema de cobertura de qualquer construção demanda cuidado e profissionalismo. Essa cautela evita possíveis dores de cabeças no futuro, como infiltrações e necessidades urgentes de manutenção do telhado. Quando se fala das telhas trapezoidais, como as metálicas e termoacústicas, a montagem correta traz benefícios e economia para toda a estrutura.
Vantagens não faltam para esse modelo de telha, são ótimas soluções para construção a seco. Considerados produtos ecologicamente corretos, geram menos resíduos e menor descarte de sobra de materiais, economia na infraestrutura, durabilidade e, além disso, fácil instalação do sistema. Elas são versáteis e utilizáveis em obras residenciais, comerciais e industriais.
Hora de escolher a telhas trapezoidais
A especialista da Thermo-Iso, Carolina Luca, explica que a escolha das telhas trapezoidais, tanto metálica quanto termoacústica, é definida conforme o projeto, inclinação, tamanho e tipo da estrutura escolhida pelo cliente. “A escolha do trapézio interfere diretamente na resistência mecânica da telha”, destaca.
O arquiteto Caio Vinicius Correa explica que essa resistência mecânica é a capacidade que a telha possui de resistir a uma força aplicada sobre ela. “As telhas metálicas possuem perfil trapezoidal, pois é a forma geométrica que aumenta consideravelmente a resistência mecânica do elemento em relação à resistência que seria obtida de um elemento completamente plano, que se deforma com maior facilidade. Além disso, cada pequeno “vale” formado por cada onda baixa do trapézio isolada pelas laterais inclinadas funciona como uma pequena calha, que dá a melhor orientação possível à vazão de água garantindo maior desempenho no escoamento de água”, informa.
Por exemplo, ao construir um sistema de cobertura que tem mais de 200 m², o ideal é utilizar telhas com trapézio 40 ou 100. O motivo é que seria possível fazer um espaçamento maior entre os vãos do telhado, o que resultaria em utilizar menos estruturas metálicas para dar suporte as telhas. Apesar de não ser recomendado, é possível utilizar uma telha TR25. Porém, neste caso será preciso compensar na inclinação do telhado, para aumentar a vazão da água e evitar vazamentos.
Na hora de escolher as telhas, o projetista deve estar ciente da finalidade da obra, tamanho dos vãos e da estrutura, além do clima da região e estética desejada. Dessa forma a escolha dos produtos será certeira.
Sobre a instalação
Mesmo que as telhas metálicas e termoacústicas sejam de rápida e fácil instalação, é de extrema importância que o profissional utilize todos os EPI’s (equipamentos de proteção individual) necessários durante a montagem. Também é importante que um profissional qualificado acompanhe a instalação para garantir a qualidade do sistema de cobertura.
A Engenheira Civil Professora Acadêmica e Gestora Educacional, Mestre em Construção Civil, Perita Técnica e CEO da ACI – Academia da Construção e Inovação, Larissa R G J Oliveira Flaifel, destaca que os cuidados quanto à instalação devem ser sempre respeitados, conforme os respectivos manuais dos fabricantes. “Visando a plena execução e assegurando as características originais do material e do sistema construtivo como um todo”, completa.
As telhas metálicas e termoacústicas possuem encaixe macho/fêmea, que facilitam sua montagem.
Durante a instalação, use os parafusos de fixação adequados à estrutura escolhida. Afinal, existem parafusos específicos para as de madeira, metálica e alvenaria. Também utilize parafusos de costura, independentemente do tipo de cobertura. Vai evitar que as telhas sejam arrancadas com a força do vento.
Outros acessórios utilizados para vedação com o intuito de evitar vazamentos, são: veda ondas, fitas de vedação, cumeeiras, rufos, calhas, entre outros. Todos possuem a função de proteger sua construção.
Dentre as normas técnicas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estão:
ABNT NBR 15575-5:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Requisitos para os sistemas de coberturas.
ABNT NBR 12094 – Determinação da condutividade térmica – Método de ensaio.
Saiba mais sobre isolamento térmico neste guia completo.