Selecione uma Categoria de Produto

    Notícias

    ago.  2021

    Norma de desempenho: como cumprir os requisitos térmicos e acústicos

    Norma de desempenho: como cumprir os requisitos térmicos e acústicos

    A escolha dos materiais é fundamental para garantir o bom desempenho da edificação

    Em vigor desde 2013, a ABNT NBR 15.575, mais conhecida como Norma de Desempenho, foi criada para apoiar os agentes da construção civil a terem parâmetros de identificação e mensuração do desempenho das edificações residenciais. Resumidamente, esta norma tem o objetivo de estabelecer os requisitos dos usuários para os ambientes habitacionais.
    Dividida em seis partes, segundo a norma, a avaliação do desempenho térmico pode ser realizada por meio de dois procedimentos, que envolvem a parte 4: requisitos para os sistemas de vedações internas e externas, que além da volumetria e da compartimentação dos espaços internos, integram-se aos demais elementos da construção;  e a parte 5, referente aos requisitos para os sistemas de coberturas.
    “Leva-se em consideração a simulação computacional, onde há comparação com modelo de referência (modelo real comparado com modelo de referência). Existe também o procedimento simplificado através do qual se avalia o desempenho térmico mínimo da unidade habitacional fundamentado na comparação com valores de referência como a transmitância térmica, a capacidade térmica, as aberturas de ventilação e os elementos transparentes como os vidros, por exemplo”, explica João Carlos Gabriel, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

    Como se preparar para cumprir a Norma de Desempenho

    Apesar de ser do ano de 2013, a aplicação da Norma de Desempenho ainda é um desafio para muitas construtoras e empreiteiras. Isso porque, a sua criação pode ser considerada um marco para a construção civil, pois trouxe parâmetros até mesmo de vida útil para uma edificação residencial.
    O primeiro passo para garantir que a norma seja cumprida pela sua companhia é estudá-la com profundidade e contar com uma equipe de engenheiros especialistas que possam implementá-la. Vale destacar que para essa norma ser cumprida em todos os seus aspectos é preciso que todos os agentes envolvidos na construção estejam cientes das suas responsabilidades. No caso das construtoras, além de cumprir os procedimentos de aplicação e execução, é preciso levar em consideração também a escolha dos materiais que serão utilizados na edificação para que os requisitos solicitados pela norma sejam, de fato, cumpridos. “Não é só o tipo de material ao qual a construtora deve atentar, mas também as especificações/propriedades do material e a forma de instalação. Os materiais devem ser selecionados de forma a atenderem as condições internas de controle térmico”, alerta o docente.
    Uma das novidades da norma é a responsabilização do usuário por garantir que a edificação residencial tenha seu bom desempenho durante o tempo de vida útil determinado pela norma, que é de 50 anos. Mais do que receber a casa ou o apartamento com as condições adequadas, o morador deve garantir a preservação e manutenção do seu imóvel para que seu desempenho não seja afetado. Por exemplo, não é aconselhável realizar furos em portas ou mexer em tubulações, caso não tenha um problema evidente, pois qualquer modificação feita no imóvel entregue pode afetar a qualidade do seu desempenho.

    Tipos de materiais que apoiam o cumprimento dos requisitos termoacústicos

    – Isopor (EPS – Poliestireno expandido);
    – Lã de rocha;
    – Lã de vidro;
    – Espumas;
    – Madeira;
    – Gesso (drywall);
    – Cerâmica (como nas telhas, por exemplo);
    – Mantas térmicas (que também são utilizadas nos telhados);
    – O próprio ar é utilizado como isolante térmico, por exemplo, em tijolos com furos.

    Confira todas as partes da Norma de Desempenho

    ABNT NBR 15575-1:2021 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 1: Requisitos gerais;
    ABNT NBR 15575-2:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 2: Requisitos para os sistemas estruturais;
    ABNT NBR 15575-3:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 3: Requisitos para os sistemas de pisos;
    ABNT NBR 15575-4:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE;
    ABNT NBR 15575-5:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para os sistemas de coberturas;
    ABNT NBR 15575-6:2013 Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 6: Requisitos para os sistemas hidrossanitários.

    A Thermo-Iso conta com materiais que fornecem conforto térmico e acústico para todo tipo de edificação. Conheça nosso portfólio: https://www.thermo-iso.com.br/


    Compartilhar

    Posts Relacionados

    nov.  2022Conheça materiais que ajudam a reduzir o custo de construção de loja
    Leia mais
    nov.  2022O que é zona bioclimática? A importância para a construção
    Leia mais
    nov.  2022Entenda a NBR 15220! Afinal, o que ela diz?
    Leia mais
    set.  2022Feira Construexpo, em Atibaia, mostra casa container fabricada com painéis isotérmicos
    Leia mais
    ago.  20227 dicas para aproveitar seu tempo em feiras de materiais de construção
    Leia mais