Lã de rocha, EPS ou PUR/PIR? Entenda qual o melhor para a sua obra
Com as exigências para cumprir requisitos térmicos e acústicos nas edificações, materiais que apoiam as construtoras, seja nos fechamentos ou nas coberturas, estão sendo cada vez mais procurados. Existem algumas opções bem conhecidas no mercado e que podem ajudar a reduzir os impactos acústicos e térmicos, como a lã de rocha, o EPS, o PUR (Poliuretano) e o PIR (Poliisocianurato). No entanto, alguns engenheiros que são responsáveis pela escolha destes materiais apresentam muitas dúvidas na hora de entender qual será o melhor para a sua obra.
Diferenças entre EPS, lã de rocha, PIR e PUR
A Thermo-Iso fabrica os materiais PIR, PUR e EPS internamente, garantindo um rígido controle de qualidade. A lã de rocha também está presente em seu portfólio, como revenda.
EPS: mais conhecido pela marca Isopor, ele possui boa eficiência térmica e acústica. Classificação tipo F, ele é auto-extinguível, o que significa que mesmo se ele pegar fogo, não propaga chama. Ele tem a característica positiva de ter uma ótima isolação térmica e densidade variável. “A gente consegue atender diversas regiões e diversos projetos variando essa densidade”. Baseado no projeto do cliente, é possível identificar qual a melhor densidade e fazer uma proposta que atenda sua demanda.
PUR: este material pode ser considerado mais nobre. Ele é bicomponente, feito de dois produtos que são formulados e modificados conforme a necessidade do cliente. Possui uma isolação térmica e mecânica superior ao EPS, porque ele possui o coeficiente de condutividade térmica bem menor do que o EPS. “A condutividade térmica do EPS é em torno de 0,32, já o PUR é 0,19 a 0,21, a depender da formulação”, explica Carolina. Com isso, é possível utilizar um núcleo mais fino, quase que metade da espessura e obter a mesma isolação térmica que o EPS faria. Apresenta uma resistência maior ao fogo e não deforma.
PIR: pode ser considerado a evolução do PUR. O PIR possui as mesmas características de isolamento térmico do PUR com relação as baixas temperaturas, no entanto, na parte de calor, ele suporta uma temperatura maior. “O PUR vai suportar em torno de 80ºC a 90ºC, já o PIR suporta de 100ºC a 110ºC, em contato com a chama, caso aconteça um incêndio, e ele demora muito mais tempo para se degradar”, destaca. É um material bicomponente, propaga chama, possui várias densidades conforme projeto do cliente e atende a IT10 do bombeiro
Lã de rocha: é um material não-combustível porque é de base mineral. Mas em comparação ao PUR, PIR e EPS, ela é a que tem a possui a menor eficiência térmica. É um material mais delicado e possui dificuldade um pouco maior na montagem. “Porque a telha não vai montada já em um sanduíche, se formos pensar em um telhado, o que aumenta o tempo de montagem e a mão de obra in loco. A Lã de Rocha também pode ser utilizada em outros ambientes, como isolamento de paredes em Drywall, dutos, tubulação etc. Só que para o manuseio da lã de rocha, é necessária mão de obra mais especializada para a sua manipulação. Vale destacar que ela também é um material mais sensível. Outro benefício deste material é que em comparação com os outros produtos citados, ela tem uma isolação acústica superior.
Confira nossas opções em PIR e PUR: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/poliuretano-pur-e-poliisocianurato-pir/