Selecione uma Categoria de Produto

    Notícias

    out.  2021

    Eficiência energética: descubra materiais para a obra que reduzem custos com energia

    Eficiência energética: descubra materiais para a obra que reduzem custos com energia

    O aumento da conscientização ambiental tem sido um ponto de grande importância para que incorporadoras e construtoras busquem alternativas sustentáveis, que melhorem os indicadores das suas construções, incluindo no âmbito da eficiência energética. De acordo com as fontes consultadas por esta reportagem, pesquisas indicam que cerca de metade do total de energia elétrica do país é consumida pelo setor da construção civil (Procel Info), consequentemente, esse é o setor que possui o maior potencial para promover melhorias na eficiência energética.
    Eficiência energética (EE) nesse setor consiste em um conjunto de práticas e ações estratégicas com vistas a promover um melhor desempenho na obra, porém com o menor consumo de energia possível. Trata-se de uma busca por um ponto de equilíbrio visando o aproveitamento ótimo de uma construção”, explicam Larissa Ferrer Branco, arquiteta e urbanista e professora de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, e Marcos Almeida do Amaral, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas. “É cada vez mais importante que o setor de AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) se atente ao consumo de energia que um empreendimento irá demandar”, complementam.

    A importância das certificações


    A partir do momento que os consumidores buscam unidades habitacionais mais sustentáveis, o chamado “marketing verde” faz diferença para as construtoras e incorporadoras. “Atualmente, a sociedade está mais disposta a pagar por produtos sustentáveis e, nesse sentido, as certificações e selos de sustentabilidade, como o certificado PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) ou o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), têm papel fundamental no marketing e agregam valor ao empreendimento. Pode-se criar melhores produtos imobiliários e oferecer edificações com alto padrão e rigor técnico e ambiental e oferecer ao usuário maior conforto térmico e economia”, explicam os docentes.
    Ainda de acordo com a dupla, é estimado que, as edificações que já são pensadas e projetadas para serem mais eficientes ou mesmo aquelas que passaram por processos de retrofit, podem levar a uma diminuição de 30 a 50% de seu consumo energético. Isso só comprova o enorme potencial e a relevância da atuação e investimentos nessa área diante das crises hídricas que vem afetando a todos.

    Eficiência energética no canteiro de obras


    Para melhorar e até mesmo implementar a eficiência energética nas obras, é preciso que considere-se sua implementação durante todo o ciclo da obra, tendo início na concepção e projeto, e seguindo para a construção, uso, manutenção e até mesmo a demolição. De acordo com os docentes consultados, a aplicação de práticas que garantam a otimização do uso de energia deve estar presente nos canteiros e passa pela racionalização de sistemas e técnicas construtivas e inovação tecnológica.
    “O sistema construtivo off-site, por exemplo, onde grande parte da obra é produzida em ambiente fabril externo ao canteiro e depois as peças são montadas e instalada no terreno, é um sistema que permite precisão, agilidade e consequente otimização do tempo de obra e redução de insumos e energia”, destacam.

    Confira o check list do que não pode faltar para essa gestão:
    – Adoção de indicadores de sustentabilidade;
    – Escolha de equipamentos e maquinário eficientes em termos energéticos;
    – Projeto de iluminação e uso de lâmpadas econômicas e sensores de presença para as áreas do canteiro;
    – Instalações provisórias com ventilação e iluminação natural etc;
    – Campanhas e treinamento da equipe para que todos os trabalhadores se sensibilizem e se envolvam em ações para o uso racional de energia.

    Eficiência energética e os materiais


    “Um dos principais fatores do elevado consumo de energia de uma edificação ou unidade habitacional está relacionado ao seu comportamento dissipativo. São muitas as trocas de calor não desejadas com o meio e por isso deve-se buscar soluções eficientes de isolamento térmico no interior das paredes (uso de lã de rocha ou lã de vidro) para reduzir o uso de equipamentos de climatização, por exemplo”, explicam Larissa e Marcos.

    Conheça materiais que devem melhorar a eficiência energética nas unidades habitacionais:
    – Lâmpadas econômicas (LED);
    – Placas para captação de energia solar para geração de energia e de coletores solares para aquecimento de água;
    – Sistemas de sensoriamento e monitoramento inteligentes;
    – Lã de rocha ou lã de vidro no fechamento de paredes;
    – Coberturas verdes (com o uso de plantas);
    – Telhas especiais;
    – Mantas térmicas de alumínio nas coberturas.
    – Cores claras na pintura das paredes para ter um melhor aproveitamento da luz natural nos ambientes e redução de luz artificial.

    Confira nossas opções em painéis isotérmicos: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/paineis-isotermicos/


    Compartilhar

    Posts Relacionados

    nov.  2022Conheça materiais que ajudam a reduzir o custo de construção de loja
    Leia mais
    nov.  2022O que é zona bioclimática? A importância para a construção
    Leia mais
    nov.  2022Entenda a NBR 15220! Afinal, o que ela diz?
    Leia mais
    set.  2022Feira Construexpo, em Atibaia, mostra casa container fabricada com painéis isotérmicos
    Leia mais
    ago.  20227 dicas para aproveitar seu tempo em feiras de materiais de construção
    Leia mais