Construção a seco: saiba o que é e suas vantagens
Encontrar formas de tornar as construções mais eficientes e sustentáveis são desafios constantes do mercado. Nesse sentido, a construção a seco é um ótimo exemplo de como o segmento avança em busca dessas soluções que atendam as necessidades dos clientes e do planeta.
Esse modelo de construção busca alinhar um excelente planejamento, gestão e otimização do tempo. O que resulta em evitar gastos adicionais, uma maior limpeza na obra e um maior cuidado com o ambiente.
Mas, o que é construção a seco?
Ela é uma construção que evita ao máximo o emprego de água na obra. Então, esse modelo segue uma montagem por meio de instalações de estruturas pré-fabricadas. Dessa forma evita grande utilização de cimento e argamassa na edificação, utilizados na alvenaria de tijolos.
As estruturas da construção a seco, podem ser de painéis EPS, placas de gesso acartonado (drywall), pré-moldadas em aço ou concreto, madeira, entre outros modelos.
Sobre os modelos de Construção a Seco
Painéis Isotérmicos e Telhas Termoacústicas em EPS/ PUR/ PIR
A utilização dos painéis Isotérmicos e telhas termoacústicas possuem muitas vantagens, entre elas a agilidade na instalação, a leveza do produto e a produção de resíduos 100% recicláveis. Além disso, é uma construção que oferece um excelente isolamento térmico.
Após a preparação do terreno, se conectam as placas e as instalam de acordo com o projeto. Ainda é possível combinar com as telhas termoacústicas, dessa forma garantem melhor isolamento térmico.
Drywall
Também conhecidas como placas de gesso acartonado, é um modelo que também é aplicado em uma estrutura de aço. Se monta a instalação com duas chapas de gesso, o que oferece melhor isolamento dos ambientes.
Parede dupla de concreto
Elas são feitas de forma modular, sendo pré-fabricada. A instalação é ágil, por depender das conexões das placas. A parte interior das paredes duplas também pode ser preenchida por EPS, lã de rocha, entre outros materiais. Como resultado, é utilizada para construções de shoppings e galpões industriais.
Wood Frame
Esse modelo de construção a seco é composto por placas de madeiras. Portanto, são vantajosas por serem consideradas sustentáveis, possibilitando a utilização de partes da madeira serem utilizadas para a produção da placa.
Steel Frame
Essa forma de construção, é feita em uma estrutura de aço e finalizam com diferentes tipos de materiais. Como por exemplo, placas de gesso, madeira, concreto ou EPS.
De acordo com o arquiteto Caio Vinicius Correa, é possível conversar os modelos de construção, criando uma obra híbrida. Um exemplo é utilizar a parede dupla de concreto no exterior, e na parte interior painéis de EPS. Ou seja, tudo depende da estrutura e planejamento.
Alerta também para a importância de seguir as normas técnicas da ABNT para a utilização de cada material.
Vantagens da construção a seco
O modelo de construção a seco traz diversos benefícios para a obra. Mas, para aproveitar todas essas vantagens e tornar cada passo da obra mais assertivo, é importante entender que ela demanda um planejamento maior.
Maior agilidade na entrega
Existe a possibilidade de evitar algumas etapas da construção convencional de alvenaria de tijolos, como a cura do concreto, secagem de materiais, entre outros, que torna a obra mais rápida, Além disso, dependendo da escolha do modelo de construção, os trabalhadores vão manusear materiais mais leves e de melhor execução.
Realidade econômica
Por necessitar de um maior inteligência no planejamento, para ser mais assertivo com a compra e manuseio dos materiais da obra, o orçamento é seguido com maior fidelidade. Dessa forma, evitando compras em excesso ou a necessidade de gastos não previstos.
Além disso, outro ponto importante que afeta a economia é que por agilizar a obra, minimiza os custos diários de mão de obra. Também reduz o custo com limpezas, por se tratar de uma construção mais limpa.
Sustentabilidade
Além da redução da utilização de água nas etapas da obra, outro benefício é a redução da emissão de CO2, se comparado ao processo tradicional. Ao mesmo tempo que a utilização de materiais que podem ser reciclados também é um ponto forte desse modelo de construção.
Qualidade térmica e durabilidade
A construção a seco pode passar a impressão de ter baixa resistência, porém a verdade é outra. A alta tecnologia empregada nos materiais tornam a obra resistente e durável.
Outra vantagem é o conforto térmico que esses materiais oferecem, como o EPS e o gesso. Oferecendo mais um ponto para a questão sustentável, já que diminui o consumo de energia durante e após a construção.
Retorno mais rápido no investimento (Em obras comerciais)
Para quem está construindo um comércio, esses atributos oferecem uma outra vantagem. A agilidade da obra e as economias de energia que esse modelo de construção oferece trará um retorno econômico mais rápido para o comerciante.
Cuidados e dicas finais
Um ponto de grande importância que o arquiteto destaca sobre esse modelo de construção a seco é a necessidade de contratar uma mão de obra qualificada para a aplicação dos módulos. Isso garante a segurança e qualidade do edifício.
O modelo de construção a seco ganha cada vez mais espaço no mercado. Escolher profissionais especializados e materiais de altíssima qualidade pode ser a solução ideal para obras que buscam ser mais eficientes e sustentáveis.
Confira os painéis isotérmicos que temos em nosso portfólio: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/paineis-isotermicos/