Selecione uma Categoria de Produto

    Notícias

    nov.  2021

    Como receber e armazenar as telhas termoacústicas

    Como receber e armazenar as telhas termoacústicas

    Os cuidados com os materiais de construção para a obra são essenciais para a longevidade da edificação. Não só a qualidade, mas também a forma de transportar, receber, armazenar e manusear os insumos garantem a redução de perdas e o aumento de produtividade no projeto. Quando se fala de telhas termoacústicas, também conhecidas como isotérmicas, toda essa cautela é de grande importância para tirar o melhor proveito do produto.

    O telhado é uma das partes mais importantes das edificações. Ele é responsável por assegurar a vedação da cobertura, oferecer conforto termoacústico e a proteção da edificação. Danificar o produto afeta diretamente a qualidade da instalação e do resultado final da obra. Manusear bem as telhas termoacústicas do transporte até a instalação garante segurança e qualidade.

    Quando se fala em construção civil, todo o manuseio de materiais e produtos deve respeitar sempre a NR18 e as normas técnicas estabelecidas, independentemente da etapa da obra.

    Transporte e recebimento das telhas termoacústicas

    Ao receber o material, o primeiro passo é verificar se não houve nenhum dano durante o transporte das telhas. Amassados, arranhões, torções e riscos, prejudicam não só a estética, mas também a performance do produto. Em caso de encontrar alguma peça danificada é importante entrar em contato com o fabricante para que as medidas corretas sejam tomadas.

    O momento de descarregar as telhas termoacústicas também deve ocorrer com muita atenção. Devem ser utilizados os EPIs e EPCs necessários para cada serviço, de acordo com a ABNT. 

    O ideal é que se utilize uma empilhadeira para descarregar o material, considerando os espaçamentos entre os garfos. Caso seja utilizado um guindaste é importante destacar a utilização correta do apoio do içamento, que deve ser maior que a largura total das telhas. 

    Em casos da necessidade do descarregamento ser manual, utilizar os EPIs é indispensável. O trabalhador deve utilizar luvas anti-corte para evitar acidentes. No momento de manusear o produto, empregar o mesmo número de pessoas em cima do transporte e no solo, e nunca com espaçamento maior que 2 metros, para melhor distribuir o peso do produto evitando danificar a telha.  

    Outro ponto de atenção é o de nunca arrastar as telhas termoacústicas, é importante que elas sejam levantadas para o manuseamento delas. 

    Cuidados ao armazenar as telhas

    Até mesmo na descarga da telha é importante que o local escolhido para receber os produtos seja nivelado e plano. As telhas termoacústicas devem ser armazenadas em locais cobertos e arejados. Evitar o contato com a umidade também é importante para garantir a alta performance do produto.

    O arquiteto Caio Vinicius Corrêa, destaca a importância de seguir as especificações de armazenamento do fabricante, além de pensar em toda a logística do canteiro de obras. “Todo material e ferramentas tem que ser armazenado de forma que não venha comprometer a segurança do trabalhador. Além de estar armazenado em alturas que façam sentido ergonômico com o manuseio, de armazenar e retirar”, cuidados que vão agilizar o processo de construção.

    Confira os tipos de telhas termoacústicas que temos em nosso portfólio: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/telhas-termoacusticas-de-pur-pir/ 


    Compartilhar

    Posts Relacionados

    nov.  2022Conheça materiais que ajudam a reduzir o custo de construção de loja
    Leia mais
    nov.  2022O que é zona bioclimática? A importância para a construção
    Leia mais
    nov.  2022Entenda a NBR 15220! Afinal, o que ela diz?
    Leia mais
    set.  2022Feira Construexpo, em Atibaia, mostra casa container fabricada com painéis isotérmicos
    Leia mais
    ago.  20227 dicas para aproveitar seu tempo em feiras de materiais de construção
    Leia mais