Como receber e armazenar as telhas termoacústicas
Os cuidados com os materiais de construção para a obra são essenciais para a longevidade da edificação. Não só a qualidade, mas também a forma de transportar, receber, armazenar e manusear os insumos garantem a redução de perdas e o aumento de produtividade no projeto. Quando se fala de telhas termoacústicas, também conhecidas como isotérmicas, toda essa cautela é de grande importância para tirar o melhor proveito do produto.
O telhado é uma das partes mais importantes das edificações. Ele é responsável por assegurar a vedação da cobertura, oferecer conforto termoacústico e a proteção da edificação. Danificar o produto afeta diretamente a qualidade da instalação e do resultado final da obra. Manusear bem as telhas termoacústicas do transporte até a instalação garante segurança e qualidade.
Quando se fala em construção civil, todo o manuseio de materiais e produtos deve respeitar sempre a NR18 e as normas técnicas estabelecidas, independentemente da etapa da obra.
Transporte e recebimento das telhas termoacústicas
Ao receber o material, o primeiro passo é verificar se não houve nenhum dano durante o transporte das telhas. Amassados, arranhões, torções e riscos, prejudicam não só a estética, mas também a performance do produto. Em caso de encontrar alguma peça danificada é importante entrar em contato com o fabricante para que as medidas corretas sejam tomadas.
O momento de descarregar as telhas termoacústicas também deve ocorrer com muita atenção. Devem ser utilizados os EPIs e EPCs necessários para cada serviço, de acordo com a ABNT.
O ideal é que se utilize uma empilhadeira para descarregar o material, considerando os espaçamentos entre os garfos. Caso seja utilizado um guindaste é importante destacar a utilização correta do apoio do içamento, que deve ser maior que a largura total das telhas.
Em casos da necessidade do descarregamento ser manual, utilizar os EPIs é indispensável. O trabalhador deve utilizar luvas anti-corte para evitar acidentes. No momento de manusear o produto, empregar o mesmo número de pessoas em cima do transporte e no solo, e nunca com espaçamento maior que 2 metros, para melhor distribuir o peso do produto evitando danificar a telha.
Outro ponto de atenção é o de nunca arrastar as telhas termoacústicas, é importante que elas sejam levantadas para o manuseamento delas.
Cuidados ao armazenar as telhas
Até mesmo na descarga da telha é importante que o local escolhido para receber os produtos seja nivelado e plano. As telhas termoacústicas devem ser armazenadas em locais cobertos e arejados. Evitar o contato com a umidade também é importante para garantir a alta performance do produto.
O arquiteto Caio Vinicius Corrêa, destaca a importância de seguir as especificações de armazenamento do fabricante, além de pensar em toda a logística do canteiro de obras. “Todo material e ferramentas tem que ser armazenado de forma que não venha comprometer a segurança do trabalhador. Além de estar armazenado em alturas que façam sentido ergonômico com o manuseio, de armazenar e retirar”, cuidados que vão agilizar o processo de construção.
Confira os tipos de telhas termoacústicas que temos em nosso portfólio: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/telhas-termoacusticas-de-pur-pir/