As telhas termoacústicas fazem diferença na obra?
Dentro da construção civil, um aspecto que não pode ficar de fora dos projetos é o do conforto do cliente. No dia a dia, as pessoas estão expostas a ruídos e diferentes graus de temperatura que interferem diretamente no bem-estar delas. É só imaginar que uma sala muito quente ou fria não é um ambiente agradável, não é mesmo? Por esse motivo é importante encontrar soluções para essa situação, como é o caso das telhas termoacústicas.
Um dos principais pontos que impactam no controle da temperatura e acústica de uma construção é o seu sistema de cobertura. Dessa forma, a telha é um elemento que auxilia na formação desse conforto termoacústico da obra.
Mas, por que o conforto térmico e acústico são importantes para a obra?
Seja em uma residência, loja ou indústria, a temperatura interna do ambiente pode melhorar ou piorar o bem-estar e qualidade de vida das pessoas. Um calor ou frio intenso podem afetar o rendimento do indivíduo em suas atividades diárias. Causar insatisfação e alterar o estado mental.
O conforto está ligado à harmonia física e psicológica, entre a pessoa e o ambiente. Um espaço que reúne uma temperatura agradável e evita muito barulho, oferece mais qualidade de vida e potencializa a atividade humana.
O sistema de cobertura e o conforto da obra
A cobertura de uma obra pode garantir um ambiente interno confortável, e alguns materiais podem melhorar o resultado desse conforto térmico e acústico. Como o Poliestireno Expandido (EPS) e o Poliisocianurato (PIR), encontrados nas telhas termoacústicas, que oferecem baixa condutividade térmica, o que as tornam excelentes isolantes.
De acordo com a Larissa Oliveira Flaifel, Engenheira Civil Profa Acadêmica e Gestora Educacional, Mestre em Construção Civil, Perita Técnica e CEO da ACI – Academia da Construção e Inovação, a condutividade térmica é definida como a quantidade de calor (em watts) transferida através de uma área quadrada de material de determinada espessura (em metros). “Quanto menor a condutividade térmica do material, maior a sua capacidade em resistir à transferência de calor e, portanto, maior a eficácia do isolamento que ele proporciona”, explica.
Assim, as Telhas termoacústicas são responsáveis por reduzirem a transferência de temperatura dos locais externos para internos. O que resulta em um ambiente mais confortável.
Afinal, as telhas termoacústicas fazem diferença na minha obra?
A resposta é sim. As telhas termoacústicas, em comparação com outros modelos de telhas, garantem melhor conforto térmico para as edificações. Exatamente por possuírem o núcleo feito do material EPS ou PIR, que garantem a baixa condutividade térmica. Além disso, a superfície metálica desse modelo de telha melhora o desempenho devido a capacidade de reflexão.
Confira as telhas termoacústicas que temos em nosso portfólio!