Selecione uma Categoria de Produto

    Notícias

    dez.  2021

    Aço galvalume e aço galvanizado: entenda a diferença

    Aço galvalume e aço galvanizado: entenda a diferença

    Dentro de um projeto, escolher os materiais ideais para uma obra vai garantir segurança e qualidade de serviço do começo ao fim da construção. Para o sistema de cobertura, saber quais as diferenças e os benefícios de um produto ou uma peça trará um resultado final de alta performance para o cliente. Um exemplo é quando se fala de aço galvalume e aço galvanizado.

    Ambos os aços são utilizados nas telhas metálicas e telhas termoacústicas, também conhecidas como isotérmicas ou sanduíches. De acordo com João Carlos Gabriel, professor de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas, as telhas podem ser utilizadas em residências, comércios e indústrias para uso em coberturas simples ou mais robustas, tapamentos frontal e lateral, assim como também no uso de revestimentos.  

    Características das telhas galvalume e galvanizadas

    O professor destaca que as principais características desses produtos são que elas são leves, fáceis de transportar, montar e instalar, duráveis, resistentes à corrosão e bonitas. Porém, reforça que mesmo sendo semelhantes, existem diferenças importantes entre elas, principalmente em sua composição. “A telha galvanizada é uma telha de chapa de aço revestida apenas por uma camada de zinco. Já a galvalume é uma de chapa de aço revestida pelos elementos químicos alumínio (55%), zinco (43%) e silício (1,6%), melhorando a resistência à corrosão e tornando-as resistentes e duráveis. As telhas galvalume duram mais que as telhas galvanizadas”, explica.

    Outras vantagens do aço galvalume é que ele proporciona melhor conforto térmico, pela capacidade de refletir o calor. Ao somar com as características dos núcleos de EPS e PIR, das telhas termoacústicas, esse benefício se destaca ainda mais. Além disso, consegue ter uma ótima absorção sonora, o que melhora o isolamento acústico também.

    Cuidados com as telhas de aço e instalação

    Em ambos os casos, sejam as telhas de aço galvalume ou galvanizado, os cuidados são com o transporte, o manuseio, a montagem e a fixação. As telhas devem ser manuseadas de forma a não serem arrastadas, dobradas ou expostas a materiais abrasivos que podem danificar a camada de zinco que as protege contra a corrosão. 

    Na hora da fixação, o professor destaca que é necessário que o furo na chapa seja feito na posição correta e que o diâmetro seja o previsto para o elemento de fixação. Estas telhas podem ser fixas de duas formas diferentes: por parafuso e com o uso de hastes. “Quando a telha for fixada por parafuso, deve-se utilizar parafusos auto brocantes.  Quando a telha for fixada por haste, deve-se fazer um furo na telha e depois passar uma haste por este furo. Em seguida deve-se utilizar vedantes, arruelas e porcas”, comenta João Carlos. 

    Quanto à fixação, deve-se ter sempre um projeto de posicionamento e pontos de fixação das telhas. Este projeto evita que as telhas de aço sejam furadas em pontos errados expondo o aço. Além disso elas também não devem ser dobradas.

    Confira as opções em nosso portfólio: www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/telhas-metalicas/


    Compartilhar

    Posts Relacionados

    nov.  2022Conheça materiais que ajudam a reduzir o custo de construção de loja
    Leia mais
    nov.  2022O que é zona bioclimática? A importância para a construção
    Leia mais
    nov.  2022Entenda a NBR 15220! Afinal, o que ela diz?
    Leia mais
    set.  2022Feira Construexpo, em Atibaia, mostra casa container fabricada com painéis isotérmicos
    Leia mais
    ago.  20227 dicas para aproveitar seu tempo em feiras de materiais de construção
    Leia mais