Selecione uma Categoria de Produto

    Notícias

    nov.  2021

    A importância do poliisocianurato como isolante

    A importância do poliisocianurato como isolante

    O mercado de construção civil busca sempre soluções que garantam a qualidade e segurança da obra. Porque, além de construir um edifício que entregue cada vez mais qualidade de vida, economia e sustentabilidade, fatores de regulamentação também devem ser considerados para evitar acidentes. Um produto que ganha mais relevância no setor é o poliisocianurato, também conhecido como PIR.

    O QUE É POLIISOCIANURATO?

    O PIR é um polímero termoendurecível, que geralmente é produzido como uma espuma. Ele é um material muito utilizado para isolamento térmico em diversos segmentos. Ele é produzido com uma mistura de metileno difenil diisocianato (MDI) com poliol, com um acréscimo de um outro reagente anti-chamas. O que dá uma estabilidade térmica e resistência maior ao fogo do que outros produtos como EPS e poliuretano.

    Por se tratar de um componente versátil, de fácil manuseio e recorte, podem ser produzidos e moldados em diversas peças para as mais variadas aplicações.

    UM EXCELENTE ISOLANTE TÉRMICO

    Utilizado como núcleo das telhas termoacústicas, também conhecidas como telhas isotérmicas, e de painéis isotérmicos, elas trazem para a construção um excelente conforto térmico e acústico. A Engenheira Civil Profa Acadêmica e Gestora Educacional, Mestre em Construção Civil, Perita Técnica e CEO da ACI – Academia da Construção e Inovação, Larissa R G J Oliveira Flaifel, explica que o motivo dessa qualidade isolante é que a espuma de poliisocianurato possui uma condutividade térmica baixa. Quanto menor essa condutividade, maior capacidade do material de resistir a transferência de calor. “Permite obtenção de cerca de duas vezes em eficiência térmica em comparação com outros materiais isolantes, implicando numa redução de cerca de 50% da espessura a utilizar em relação aos outros materiais”, explica.

    Essa baixa condutividade térmica da espuma de poliisocianurato, é devido a estrutura do material ser semelhante a união de bolsas de gás que, diferente de sólidos e líquidos, impedem uma grande transferência de calor.

    BENEFÍCIOS DO USO DO PIR

    Além do isolamento térmico e acústico, os benefícios da aplicação do material em projetos são muitos. Entre o principal deles, dentro da construção civil, está o de auxiliar no atendimento às exigências da Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575. Atende também a NT10 do bombeiro, relacionado ao tempo de queima. Já que demora muito mais tempo para degradar em casos de incêndio, sem deformar.

    Incluir isolantes térmicos em projetos residenciais ajuda no atendimento aos critérios do programa “Selo Azul Caixa” de construção sustentável da Caixa Econômica Federal (CEF). A Mestra e Engenheira completa explicando que o PIR tem baixíssima absorção de umidade, o que evita a proliferação de fungos e bactérias e possui boa resistência mecânica, suportando pequenos impactos.

    Saiba mais sobre a utilização do material: https://www.thermo-iso.com.br/categoria-produto/poliuretano-pur-e-poliisocianurato-pir/


    Compartilhar

    Posts Relacionados

    nov.  2022Conheça materiais que ajudam a reduzir o custo de construção de loja
    Leia mais
    nov.  2022O que é zona bioclimática? A importância para a construção
    Leia mais
    nov.  2022Entenda a NBR 15220! Afinal, o que ela diz?
    Leia mais
    set.  2022Feira Construexpo, em Atibaia, mostra casa container fabricada com painéis isotérmicos
    Leia mais
    ago.  20227 dicas para aproveitar seu tempo em feiras de materiais de construção
    Leia mais