Seja para armazenar alimentos, bebidas, remédios ou quaisquer produtos que precisam ser mantidos em temperaturas específicas, as câmaras frias desempenham um papel fundamental nesse processo de conservação.
É só imaginar o prejuízo que o mau funcionamento deste produto pode causar, caso não estejam atendendo as exigências de temperaturas que cada produto necessita. Essa falha pode ocasionar em perda de mercadoria e elevar o custo com energia elétrica.
Nesse sentido, a manutenção das câmaras frias, também conhecidas como câmaras frigoríficas, são importantes para garantir a qualidade dos produtos e evitar gastos desnecessários para o seu negócio.
Conhecendo as câmaras frias!
As câmaras frigoríficas são espaços de extrema necessidade para empresas dos setores alimentícios, tais como; frigoríficos, supermercados, atacadistas, centros de distribuição/logísticas, cozinhas industriais, laboratórios químicos e farmacêuticos, estufas, incubatórios, restaurantes, entre outros. Tendo sua utilização voltada para armazenamento e conservação para certos produtos usados nesses setores.
As arquitetas Jéssica Da Hora Ribeiro e Ana Castelão Jorge, do escritório Jorge & daHora Arquitetura e Interiores, explicam que as câmaras frias funcionam como uma grande geladeira/freezer. Elas são revestidas com materiais em aço e têm no seu núcleo isolantes térmicos.
Por fim, as câmaras frigoríficas precisam ter total estanqueidade nas paredes, chão e teto para não ocorrer a liberação do ar frio ou a entrada do ar quente pelas frestas. Da mesma forma, evitam que pequenos insetos ou contaminantes entrem na câmara.
Hora da manutenção das câmaras frias
Portanto, ao entender a importância do bom funcionamento das câmaras frias e saber como preservar corretamente esse equipamento, é um caminho que traz benefícios para vida útil do produto e das mercadorias estocadas.
Prevenir é melhor que consertar
Esperar parar de funcionar para corrigir o problema é uma péssima ideia, ainda mais quando se trabalha com produtos que facilmente estragam ou perdem sua função ao serem retirados da temperatura correta. A manutenção preventiva ajuda a evitar desperdício e garante a performance total da câmara fria diariamente.
Neste sentido, contrate um técnico especializado para verificar todos os equipamentos e instalações. Ele vai identificar quais partes da câmara precisam de mais atenção, trocar peças gastas e evitar que o proprietário tenha gastos com problemas futuros ainda mais sérios.
Limpar e higienizar as câmaras frias
Do mesmo modo que a manutenção preventiva é importante para garantir o melhor funcionamento das câmaras frigoríficas, a higienização deve ganhar o seu destaque. A limpeza vai garantir que os produtos armazenados mantenham a qualidade. Em primeiro lugar, o ideal é esvaziar o ambiente que será higienizado. Não utilize jato de água ou produtos com cloro, opte por usar detergente neutro e pano úmido.
Igualmente, com o tempo, o sistema de refrigeração deve ganhar atenção da limpeza. Nesse caso, um profissional da área vai assegurar o funcionamento correto do equipamento.
Feche a porta e apague a luz
Manter a porta da câmara frigorífica fechada e a luz apagada, parecem ser detalhes simples, mas ajudam a manter a alta performance do equipamento. Ao manter a câmara aberta, vai impedir que o ambiente alcance a temperatura ideal para os produtos armazenados.
Da mesma forma, a luz acesa vai exigir mais do equipamento para alcançar a temperatura certa. Assim, aumenta o custo de energia.
O papel da organização
Outro cuidado que parece ser pequeno, mas que é importante, é da organização dos produtos dentro da câmara. Essa atenção com a distribuição dos produtos impede que os itens guardados e as prateleiras obstruem a circulação da refrigeração.
Mantenha a organização, isso vai garantir que a câmara fria não trabalhe com uma carga maior do que a que foi projetada para trabalhar.
Confira sempre a temperatura
Como as câmaras frias funcionam diariamente sem parar, verifique a temperatura com frequência. Isso vai garantir a qualidade dos produtos armazenados. O ideal é que essa checagem seja feita 3 vezes ao dia, para evitar problemas surpresas.